No final do mês de Agosto mostrámos os primeiros dados de seguimento do Freixo e do Choupo, as duas crias das Branquinhas de 2014. Infelizmente o Choupo morreu durante o mês de Outubro, facto que reflete os elevados valores de mortalidade das crias nos primeiros meses de vida. Esta jovem cegonha dispersou para a zona envolvente ao Estuário do Sado durante o mês de Agosto, onde permaneceu durante várias semanas em áreas de arrozal, habitat bastante favorável. Não nos foi possível apurar as causas que conduziram à morte desta ave, mas são vários os riscos a que as aves estão sujeitas em estado selvagem, em particular as aves jovens, dado a sua inexperiência. Entre principais fatores de risco encontram-se causas naturais como a predação, mas também fatores associados ao homem, como o atropelamento, a colisão ou eletrocussão com linhas elétricas, a poluição – tanto por contaminação da água e das espécies-presa, como pela ingestão de resíduos não orgânicos.
Mas nem tudo são más notícias – a linhagem das Branquinhas ainda perdura no Freixo! Esta jovem cegonha tem tido um comportamento invulgar, já que durante várias semanas visitou frequentemente pequenas parcelas agrícolas de áreas fortemente humanizadas. Provavelmente estas parcelas ofereciam boas oportunidades alimentares, como insetos em abundância. As cegonhas do Porto Alto que temos estado a seguir alimentam-se frequentemente em zonas de arrozal, habitat aquático que tem abundância de anfíbios e de lagostim-vermelho do Louisiana. No entanto, em áreas onde não existem arrozais e em particular durante o Verão, as cegonhas consomem insetos que surgem em grande número como os gafanhotos. Na verdade os gafanhotos são um componente importante da alimentação das cegonhas em grande parte da planície alentejana e é bastante curioso observar as cegonhas a alimentar-se destes insetos saltitantes!
Já no final do mês de Setembro, provavelmente devido à escassez de insetos, o Freixo acabou por regressar a áreas mais tranquilas e com dominância de habitats aquáticos, na zona de Barroca de Alva. Na imagem seguinte é possível observar os locais por onde o Freixo andou em Agosto (pontos a amarelo), Setembro (pontos a azul) e Outubro (pontos a vermelho):
Ana Teresa Marques, Bio3
Obrigada Bio3 pelas notícias das crias da Branquinha. Pena o que sucedeu ao Choupo!