A Primavera começou!

O final do Inverno e o início dos dias ensolarados trazem um novo reboliço à colónia das cegonhas. Está na hora de preparar mais uma época de reprodução, uma das etapas chave na vida de qualquer cegonha adulta.

A azáfama é muita. Há muito que preparar para que daqui a uns meses as crias experimentem as asas pela primeira vez e se aventurem a sair do ninho. Há que preparar o ninho: paus, caruma e musgos são a base ideal. E se vierem do ninho do vizinho ainda melhor! Há a “troca de carícias” e o “romance” entre o casal, o que reforça os laços e assegura a fertilização dos ovos. Há que defender, fervorosamente, o ninho e os ovos de outras cegonhas e de eventuais predadores. E há ainda que incubar os ovos, o momento de maior tranquilidade do dia.

Esta é a nossa percepção do que se vai passando nos ninhos das cegonhas. Esta Primavera vão ainda surgir muitos outros momentos e emoções que, privilegiadamente, podemos descobrir através das câmaras que o Público nos disponibiliza. Estejamos atentos!

Ana Teresa Marques, Bio3

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>