Ano Grande Brasil

Brasil

  • Adriana Calcanhotto promete “complicar o Brasil” no PÚBLICO

    Amanhã o PÚBLICO faz 24 anos e Adriana Calcanhotto, compositora brasileira – de música, canções e desenhos – é a nossa “diretora” da edição especial de aniversário. Adriana chegou a Portugal na madrugada de domingo carregada de ideias, cadernos e lápis. Propusemos-lhe, como fazemos todos os anos aos directores por um dia, que nos provocasse.

    Acabada de gravar o DVD do concerto Olhos de Onda no Rio de Janeiro, Adriana Calcanhotto passou os últimos dias na redacção de Lisboa a discutir os trabalhos com os jornalistas, a editar, a escrever e a desenhar. E a fazer perguntas. Não sabemos como vai ser a capa do PÚBLICO de 5 de Março. Mas sabemos que a nossa “diretora” convidada anda a rabiscar no seu caderno.

    A edição especial de amanhã, quarta-feira, é o pontapé de partida do Ano Grande do Brasil no PÚBLICO. Como Adriana diz, fizemos um jornal que quer quebrar clichés e mostrar a complexidade que é o Brasil hoje. Faz sentido um estádio às portas da Amazónia? Depois de uma década de sprint, a economia do Brasil está com falta de fôlego? A Bolsa Família é um instrumento eleitoral? O Brasil está preparado para o Mundial? E as manifestações vão provocar mudanças estruturais? A equipa do PÚBLICO entrou em campo num país que é um continente para mostrar os desafios do Brasil em ano de Mundial e de eleições presidenciais.

    Nesta quarta-feira, entre as 14h e as 15h, os assinantes do PÚBLICO online podem conversar em directo com Adriana Calcanhotto e os jornalistas enviados no nosso site.

Comentários

Esta zona de comentários não faz parte do sistema de reputação do PÚBLICO

  1. Sonia Barsotti

    Gostei da entrevista, sou paulistana descendente de italiano, francês e espanhol…que mistura…
    Queria lembrar de minha cidade e Estado com cara de pais…do mundo aqui de dentro…de uma das maiores cidades do mundo…
    Uma São Paulo tão populosa como um pais…tão eficiente, culta, saborosa…culinária especial… e tão carente… Estou curiosa pelo trabalho de vocês nessa edição de marco 2014…Abraços Sonia Barsotti

  2. Waldir

    ” Roupa suja, se lava em casa! “

  3. Fred Rocha

    É bom ter uma profissional do Brasil (por oposição aos amadores) a mostrar-nos algumas das realidades do país irmão.

    Mas a ideia de ter vindo a Portugal agora não terá também sido para fugir à insanidade do Carnaval carioca, Adriana?

  4. Paulo Gotaç

    Não seria melhor “O Brasil a descoberto”, em vez de “O Brasil descoberto”?

  5. Pedro

    Muito bonita! :-)