Ano Grande Brasil

Brasil

  • Depois de uma década ao sprint, a economia do Brasil está com falta de fôlego

    Os 200 milhões de brasileiros começam já a ter saudades da euforia do crescimento nos dois mandatos de Lula da Silva. Dos tempos em que o salário mínimo duplicou, em que o produto nominal quase quadruplicou, em que o consumo disparou, os anos em que mais de 40 milhões de brasileiros saíram da miséria. Finda essa era, a economia estagnou. A mão-de-obra está em plena utilização. O país tem falta de estradas, de portos, de engenheiros. As dúvidas instalaram-se. E agora, Brasil? O Governo responde com calma, dizendo que há acertos a fazer e que depois a bonança regressa. A oposição é mais céptica. Só com reformas duras o país regressará aos eixos do rápido crescimento. Entre o debate, uma certeza: o Brasil usou quase todos os seus trunfos na batalha dos anos 2000. O jogo que agora o espera será sem dúvidas mais duro de vencer.

    INOX3_VM_ECONOMIA

    Leia mais na edição de aniversário do PÚBLICO, no dia 5 de Março.

Comentários

Esta zona de comentários não faz parte do sistema de reputação do PÚBLICO

  1. Ana

    Concordo com meus colegas. Isso tudo é mentira da mídia de direita brasileira(Todo mundo sabe que os orgãos de imprensa no Brasil estão na mão de 5 famílias que são alegadamente de direita e querem mandar no Brasil. Não tem cacife para ganhar eleição, então ficam inventando “estórias” para tocar o terror e vencer no tapetão. O Brasil melhorou muito e vai continuar mudando e melhorando. Chega de neoliberais de direita no poder. O povo não quer mudar o governo que está dando certo, só queremos mais avanços sociais.. Não queremos mais aquele governo falastrão e entreguista do PSDB, que governou só para meia dúzia, ou seja, a elite.

  2. José Costa

    Falta de fôlego ou a choradeira dos órgãos de comunicação em ano de eleição?

    Vejamos: Entre Recife PE e João Pessoa PB distância de 120 Kms, projectos em marcha, previstos ou em fase de conclusão:

    Fábricas de cimento; 5 (2 Lafarge, 1 Cimpor e duas de grupos locais)
    Fábrica de vidro: 1 (com uma unidade de beneficiação de matéria prima)+ 1 polo vidreiro para transformar o vidro
    Fábrica de cervejas: 1 já concluída outra em andamento
    Fábricas de automóveis 3: Fiat (já em andamento), Ford e Hyundai (com estes 3 projetos estão prevista mais de 40 fábricas de apoio)
    Refinaria de petróleo Petrobrás 1 em andamento
    Porto de Suape alargamento em conclusão
    Porto de Goiana; em fase de projeto
    Refinaria de etanol em fase de projeto
    Laboratório para hemoderivados (Hemobrás)

    Não mencione aqueles projetos do diz-se diz-se, nem as centenas de pequenas empresas que surgem, nem aquelas que crescem, etc, etc, etc, em consequência deste desenvolvimento.

    Esta é uma das áreas mais pobres do Brasil.

    Concordo com a falta de infra estruturas de apoio e de técnicos, mas com este crescimento não tem como não abrir a entrada de técnicos estrangeiros até à formação de locais e avançar com projetos estratégicos de infra-estruturas, o que significa a economia só tem de continuar a crescer e ainda mais.

    O Brasil necessita sim, de reforma política, fiscal, administrativa e fundamentalmente judiciária, para se alterar a mentalidade do “dar-se bem” que também é tipicamente Portuguesa.

  3. Verdade

    E o Brasil com os brasileiros nunca fugiram à luta. Em comparação a certos países da dita rica Europa, não estamos tão mal assim.

  4. rafael

    O Brasil estar quase no pleno emprego está longe de significar q estamos em crisee econômica! O país tem falta de estradas, de portos e aeroportos pq cresceu até 7,5% e não retrocedeu, ou seja, a demanda q já existia foi aumentada. A falta de engenheiros decorre de décadas sem crescimento econômico, a profissão deixou de ser interessante. Sem falar q os engenheiros formados no Brasil têm tb a opção de trabalhar em outros setores como o financeiro por exemplo. Continua a chegar mão de obra de outros países. Se estamos de fato em crise imagine os outros mundo afora com Portugal dentro!