Ano Grande Brasil

Brasil

  • E então a vida de bairro de Brasília?

    Brasília é como vem nas fotografias e nos livros, um museu em forma de cidade, que Lúcio Costa e Oscar Niemeyer imaginaram, e milhares de arquitectos e aspirantes a arquitectos estudam e estudam. A pergunta que não me larga é: onde está a vida de bairro de Brasília, onde estão as partes desarrumadas da capital do Brasil?

    Para uma cidade jovem, com quase 54 anos, a ironia é que parece ser preciso procurá-los – aos jovens – fora do “coração” da cidade e ir vasculhar as quadras (o que mais se aproximará dos nossos bairros). Ah, nas quadras há toda uma vida de cafés, de lojas, de esplanadas, de gente e de frutas à venda na rua a acontecer. Fabrício Ofuji, da banda rock Móveis Coloniais de Acaju, vai mostrar-nos isso mesmo.

    Brasília não é uma cidade só do poder político, é também a cidade de outros poderes como o rock, e com Fabrício recuamos aos anos 1980 e 1990 e a lugares que os Legião Urbana usaram como cenário das suas canções.

    Lembram-se qual é a música dos Legião em que o Eduardo vai de camelo encontrar-se com a Mônica? Pois Brasília inventou-se como cidade, e inventou também a sua própria gíria, continua este nosso guia: Eduardo afinal foi mas é de bicicleta.

Comentários

Esta zona de comentários não faz parte do sistema de reputação do PÚBLICO

  1. João Rocha

    Brasília é uma piada de mau gosto, ainda por cima mal contada. Um cartão postal arquitetónico para inglês ver, uma ilha de ordem marcada pela intensa especulação imobiliária e reservada aos privilegiados (e aos que tiveram a sorte de chegar cedo), num oceano de caos e descaso urbanístico em toda a região circundante. Quem se afasta meros cinco quilómetros do plano piloto testemunha esta realidade que ilustra a natureza hipócrita da estrutura social brasileira.

  2. Elson

    Parabéns ao PUBLICO, emocionado vi essa multimídia e quase chorei de emoção viu, sou de Brasília, cresci e vivi lá por muitos anos, amo a cidade, seu céu, seu cheiro, suas luzes…….obrigado PUBLICO.
    Elson Brasil