No passado sábado dia 9 de maio, dia da Europa, o projeto “Borboletário” num novo cenário de autonomia foi distinguido com uma menção honrosa no concurso Bolsa de Empreendedorismo 2015 promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal. A participação neste concurso foi iniciativa de Maria João Verdasca, bióloga que trabalha no Borboletário desde a sua fundação em 2006. Da equipa do Borboletário esteve ainda presente Adriana Galveias, Eng. Florestal que também trabalha diariamente no projeto, a monitora de atividades educativas Ana Pedro e a voluntária Cristina Maldonado. Da Universidade de Lisboa esteve presente a Prof. Maria Amélia Martins Loução, a quem a equipa agradece o seu apoio. Após o discurso inicial de apresentação seguiu-se um tempo perguntas e repostas sobre o projeto com Carlos Moedas, comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação e os três membros do júri, António Saraiva (presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal), Prof. Doutor José Augusto Felício (Presidente do Centro de Estudos de Gestão do ISEG) e o Prof. Doutor Amadeu Paiva (administrador executivo da Unicre) com moderação de Nicolau Santos (diretor adjunto do jornal Expresso). A sessão continuou com a apresentação dos outros projetos vencedores “Super Babysitters”, distinguido também com uma menção honrosa e do projeto vencedor do primeiro prémio “Inviita – aplicção mobile para planeamento de viagens”.
Parabéns a toda a equipa do Borboletário pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos e que permitiu alicerçar as bases de uma nova ideia do que poderá ser este projeto no novo cenário de autonomia que se avizinha.
Discurso de apresentação do projeto
À conversa com o comissário euripeu Carlos Moedas e os membros do juri
Com o diretor do Concurso Nuno Silva e a Professora Maria Amélia Loução
Entrega do prémio por António Saraiva, presidente da CIP
Fotografia de grupo no final com o Comissário Carlos Moedas. Da esquerda para a direita: Maria João Verdasca, Comissário europeu Carlos Moedas, Cristina Maldonado, Ana Pedro, Adriana Galveias.
Equipa do Borboletário presente
Em entrevista à Radio Renascença