Há dois dias recebemos um telefonema da Inês Moura a dizer que a mãe, residente em Sobrainho dos Gaios na zona de Castelo Branco, tinha encontrado no Outono passado durante a sua jardinagem, uma crisálida diferente das que conheciam e que gostariam de saber de que espécie se tratava e de a deixar no nosso Borboletário. A fotografia foi-nos enviada sendo prontamente identificada como uma crisálida de Agrius convolvuli. Trata-se de uma espécie da família Sphingidae que se alimenta enquanto lagarta de espécies do género rumex e ipomoea. A crisálida (que deu ontem entrada no Borboletário) é bastante característica por evidenciar na perfeição a espirotrompa da futura borboleta. Obrigada Inês!
No início desta semana também a nossa monitora Ana Pedro trouxe umas lagartas da borboleta grande da couve (Pieris brassicae) que encontrou no seu quintal. A sua mãe, a D. Arminda rapidamente se prontificou para nos ajudar dando-nos um enorme saco cheio de comidinha para elas. Muito obrigada a ambas!
Com estas duas pequenas histórias deixamos aqui o mote: quem quiser e quem tiver ou encontrar lagartas, ovos ou crisálidas de borboletas, liguem-nos ou enviem-nos um e-mail para que vos possamos identificar a espécie e saber se as podemos receber no nosso jardim. Sendo possível, depois nós comprometemos-nos a deixar aqui fotos das vossas espécies para que as possamos dar a conhecer a todos e desta forma contribuir para que cada vez mais pessoas conheçam as borboletas do nosso país. Não se esqueçam “só protegemos o que amamos, só amamos o que conhecemos”. Até breve!