A borboleta grande pavão noturno (Saturnia pyri) depertou finalmente….ao fim de quase um ano o seu processo de metamorfose está completo. Mais de dez meses depois a borboleta saiu da crisálida, rompeu a resistente seda do casulo que a cercava e esticou as suas grandes asas. Trata-se da maior borboleta da Europa, sendo muitas vezes confundida com um morcego quando voa durante a noite. Macho e fêmea são idênticos, distinguindo-se apenas pelas antenas características dos machos. A borboleta adulta vive durante poucos dias e não precisa de se alimentar pelo que nem sequer tem armadura bucal. Vamos aguardar agora que nasçam mais borboletas para que as possamos acasalar e assegurar a geração do próximo ano.
Tenho um belo exemplar desses no meu local de trabalho. Tenho algumas fotos que posso partilhar.
Olá Borboletário,
Adoro esta espécie e acho-a muito bonita, e por isso gostava de perguntar de que se alimenta a lagarta desta espécie e em que zonas do país é mais comum…
Obrigado, João Bastos!
Olá João,
A borboleta grande pavão noturno alimenta-se de uma enorme variedade de plantas entre as quais: freixo, choupo, salgueiro, macieira, pereira, abrunheiro, pilriteiro… É uma espécie comum por toda a Península Ibérica.
Olá Borboletário!
Adoro ver esta espécie e acho-a muito bonita! E gostaria se me pudessem informar sobre de que se alimentam as lagartas
Olá Borboletário!
Adoro ver esta espécie e acho-a muito bonita! E gostaria se me pudessem informar sobre de que se alimentam as lagartas