O Chico, um português que vive em Espanha na Serra Segura partilhou connosco uma fotografia tirada pelo seu vizinho. Trata-se de um macho de Graellsia isabelle, nome comum rainha isabel, e que voa entre finais de abril e maio. Distingue-se facilmente da fêmea pois as antenas são bastante plumosas. É uma espécie extremamente bonita mas pouco comum, não existindo até à data dados sobre a sua ocorrência em Portugal. Tem apenas uma geração por ano e em meados de Julho as lagartas formam o casulo que entrará em hibernação até Abril do próximo ano. Chico, Ester, muito obrigada pela partilha! Estamos a aguardar a vossa visita deste ano ao Borboletário! Até breve!
Número de visitantes do Borboletário não pára de crescer de ano para ano!!
De ano para ano o número de visitantes do Borboletário tem vindo a aumentar. Só neste ano de 2015 e de 21 de março até final de maio, o nosso jardim de borboletas registou a passagem de 20.998 pessoas (mais 2.703 visitantes do que em igual período do ano passado). Este é um projeto único por se dedicar à criação de borboletas nativas e não à exibição de borboletas tropicais em ambiente climatizado. O nosso muito obrigada a todos os que nos continuam a dar força para fazer mais e melhor!
Objeto do Mês – Borboleta Cauda de Andorinha
O Borboletário é responsável pela exibição do Objeto do Mês de Junho no Museu Nacional de História Natural e da Ciência. Por ser uma das espécies mais comuns do Borboletário e sem dúvida uma das mais bonitas de Portugal, a borboleta-cauda-de-andorin
.
As rainhas Monarcas estão quase a chegar!
Uma das perguntas mais frequentes que nos fazem no Borboletário, é se as crisálidas da borboleta monarca (Danaus plexippus) que temos penduradas nos abrigos à espera que as borboletas nasçam são peças de bijuteria ou brincos e como é que conseguimos fazer aquele fiozinho dourado? Nada disso…são mesmo crisálidas da borboleta monarca! A única intervenção que temos neste processo é a sua colocação nos abrigos para que os nossos visitantes possam assistir in loco à magia que é a eclosão da borboleta adulta. Daqui por mais uns dias já será possível distinguir o laranja e preto das asas da futura borboleta e na próxima semana já teremos as nossas rainhas monarcas em vôo! Está quase!…
Entrega do prémio Bolsa de Empreendedorismo 2015 no Centro Cultural de Belém ao projeto “Borboletário” pela Representação da Comissão Europeia em Portugal
No passado sábado dia 9 de maio, dia da Europa, o projeto “Borboletário” num novo cenário de autonomia foi distinguido com uma menção honrosa no concurso Bolsa de Empreendedorismo 2015 promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal. A participação neste concurso foi iniciativa de Maria João Verdasca, bióloga que trabalha no Borboletário desde a sua fundação em 2006. Da equipa do Borboletário esteve ainda presente Adriana Galveias, Eng. Florestal que também trabalha diariamente no projeto, a monitora de atividades educativas Ana Pedro e a voluntária Cristina Maldonado. Da Universidade de Lisboa esteve presente a Prof. Maria Amélia Martins Loução, a quem a equipa agradece o seu apoio. Após o discurso inicial de apresentação seguiu-se um tempo perguntas e repostas sobre o projeto com Carlos Moedas, comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação e os três membros do júri, António Saraiva (presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal), Prof. Doutor José Augusto Felício (Presidente do Centro de Estudos de Gestão do ISEG) e o Prof. Doutor Amadeu Paiva (administrador executivo da Unicre) com moderação de Nicolau Santos (diretor adjunto do jornal Expresso). A sessão continuou com a apresentação dos outros projetos vencedores “Super Babysitters”, distinguido também com uma menção honrosa e do projeto vencedor do primeiro prémio “Inviita – aplicção mobile para planeamento de viagens”.
Parabéns a toda a equipa do Borboletário pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos e que permitiu alicerçar as bases de uma nova ideia do que poderá ser este projeto no novo cenário de autonomia que se avizinha.
Discurso de apresentação do projeto
À conversa com o comissário euripeu Carlos Moedas e os membros do juri
Com o diretor do Concurso Nuno Silva e a Professora Maria Amélia Loução
Entrega do prémio por António Saraiva, presidente da CIP
Fotografia de grupo no final com o Comissário Carlos Moedas. Da esquerda para a direita: Maria João Verdasca, Comissário europeu Carlos Moedas, Cristina Maldonado, Ana Pedro, Adriana Galveias.
Equipa do Borboletário presente
Em entrevista à Radio Renascença
Borboletario – “Projeto premiado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, Bolsa do Empreendedorismo 2015”
Numa iniciativa desenvolvida pela colaboradora do MUHNAC, Maria João Verdasca, o Borboletário recebeu uma menção honrosa do Concurso de Bolsa de Empreendedorismo – Uma nova página, promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal.
A entrega formal do prémio realiza-se no próximo dia 9 de maio, Dia da Europa, às 16h00 no Centro Cultural de Belém. Na mesma ocasião, terá lugar um painel de discussão com o Comissário Carlos Moedas, os três membros do júri – Prof. Doutor José Augusto Felício, Prof. Doutor Amadeu Paiva e António Saraiva, Presidente da CIP – e o público presente, intercalado por três apresentações de dois minutos de cada um dos projetos vencedores. Parabéns à Maria João e a toda a equipa do Borboletário!
Nova edição do curso de ilustração científica para crianças – Inscrições Abertas!
Reparem como já estão crescidas!!..
As lagartas da borboleta cauda de andorinha (Papilio machaon) continuam a crescer a bom ritmo. Se recuarmos três semanas as lagartas recém nascidas tinham menos de 5mm, e agora o seu comprimento já ascende os 4 cm, estando as mais adiantadas já perto de formar a crisálida. Em Portugal esta espécie completa o seu ciclo de vida cerca de três vezes por ano pelo que contamos dentro de cerca de três semanas já ter a segunda geração de borboletas a voar no Borboletário. Em breve mostraremos fotos das crisálidas!
Alunos do 1º ano de Biologia da FCUL visitam Borboletário
Na manhã da passada quinta feira recebemos a visita de um grupo de alunos do 1º ano de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que puderam observar e conhecer melhor a biologia das nossas borboletas e das suas plantas hospedeiras.
O sol, o bom tempo, e o nosso jardim florido convidaram também a uma visita ao Borboletário por parte da escola Jorge Peixinho do Montijo que trouxe 97 alunos do ensino secundário.
Filmagens no Borboletário para programa televisivo
Hoje uma equipa de reportagem da Terra Líquida Filmes esteve presente no Borboletário para nos fazer uma entrevista e recolher imagens das nossas espécies para um novo programa de televisão sobre animais. As filmagens decorreram durante todo o dia e as nossas borboletas não se fizeram rogadas para aparecer na fotografia. As borboletas Almirante Vermelho, Ponta Laranja e Cauda de Andorinha foram as mais sociáveis, pousando descontraidamente para as câmaras enquanto se alimentavam na flores rosa do gerânio limão. Ora espreitem!