O “Ser ou não Ser” dos Lóbis

 

to-be-or-not-to-be

Por Filipe Pereira, Consultor de Comunicação, membro da TIAC

Ao ser contextualizado na esfera do poder, da política e do desenvolvimento organizacional, como sendo claramente dirigido a questões políticas, macro decisões do foro legislativo e a questões estruturantes da sociedade, o lóbi pode assumir uma função necessária de representação e participação dos cidadãos nos processos de decisão, permitindo a devida auscultação de todas as partes e a identificação de estruturas de defesa de interesses públicos.

No entanto, Portugal não parece estar ainda preparado nem disponível para proceder a esse registo transparente de relacionamentos, tanto pela existência de uma percepção pública negativa, de uma mentalidade empresarial pouco desenvolvida e com falta de visão, e também pela natureza pouco clara de determinados processos que parecem ser mantidos propositadamente desta forma, para possibilitar actividades menos transparentes.

Ainda assim, quando chamados a comentar, todas as áreas e quadrantes de actividade se apressam a considerar como necessária a clarificação do contexto e que esse caminho é apontado como o único a prosseguir. A ausência de conceitos legais bem definidos e delimitados na legislação sobre um registo de relacionamentos e interesses, bem como a ausência de regras de conduta, permitem que os determinados comportamentos não sejam propriamente identificados, dando espaço a ambiguidades e atitudes por vezes ilegais, por impossibilidade de regulação e fiscalização.

Por seu lado, embora os meios de comunicação social desempenhem uma função cooperante de promoção, amplificação e democratização no acesso à informação, são também paralelamente utilizados como instrumento de manipulação da opinião pública, para a efectivação da comunicação indirecta e assim, involuntariamente, ajudar a encobrir actividades menos lícitas. As vertentes negativas que se sucedem por utilização destes meios apenas se poderão controlar pela auto-regulação da comunicação social já que, pela sua natureza, a regulação externa não parece muito viável.

2 comentários a O “Ser ou não Ser” dos Lóbis

  1. A INTACTA trabalha com uma Instalação de Rede de Proteção para Gatos específica e projetada para proteger os gatinhos de estimação contra possíveis quedas e acidentes, com o espaçamento entre os ganchos menores para evitar vãos de escape.

    Muitas “Empresas” para economizar, deixam os ganchos que fixam as redes na paredes muito distantes, deixando muitas vezes buracos que facilitam acidentes.

    https://intactaprotecoes.com.br/redes-de-protecao-para-gatos/

    Responder

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>