O que se passou

Está finalmente resolvido problema que desde sábado, 14 de julho, afetava o acesso aos sites da Transparência e Integridade, Associação Cívica, e do nosso projeto Sistema Nacional de Integridade.

O acesso a ambos os sites foi restringido em consequência de um ataque informático mas, ao contrário dos piores receios, não se tratou de qualquer ataque dirigido especificamente a estes dois sites, nem à TIAC em particular. Ao longo de todo o incidente, o servidor onde estão alojados os conteúdos da Transparência e Integridade não foi em momento algum violado nem a integridade dos sites afetada.

Segundo foi apurado pelos responsáveis informáticos, o incidente iniciou-se com um ataque ao servidor onde está registado o domínio transparencia.pt (que é um servidor diferente daquele onde estão alojados os sites). Este tipo de ataques é uma ocorrência quotidiana, com a qual piratas informáticos tentam inundar sites com spam ou fazer operações de phishing, para roubar informação confidencial e protegida – de sites bancários, por exemplo.

O ataque foi dirigido a vários domínios de Internet e não teve como alvo específico a Transparência e Integridade ou os seus sites. Tendo sido dirigido contra o servidor onde está registado o domínio – servidor este que apenas faz o redirecionamento para o servidor onde estão alojados os sites da TIAC – o ataque não chegou nunca a comprometer a integridade ou sequer a segurança dos nossos conteúdos.

Normalmente, este tipo de ações de pirataria informática não tem consequências na navegabilidade dos sites e não é sequer notado pelos utilizadores, uma vez que os sistemas de proteção dos servidores estão equipados para lidar com ataques desta natureza. Neste caso, porém, ao reagir ao ataque, o sistema terá danificado o redirecionamento dos internautas para as páginas da TIAC, associando os nossos sites a um endereço de IP incorreto. Ora, não reconhecendo o endereço de IP para onde os sites passaram a ser redirecionados, a maioria dos browsers reagiu com uma mensagem de perigo, indicando aos internautas que o site estaria potencialmente comprometido.

Uma vez feita a correção desta falha, o direcionamento voltou a ser feito para o endereço de IP correto, pelo que as páginas estão novamente online, sem falhas. É possível que, nalguns browsers de Internet, a situação possa demorar ainda algumas horas a ser corrigida, até que os softwares de navegação validem que o problema está efetivamente ultrapassado.

O Grupo de Trabalho da Comunicação da TIAC gostaria de reforçar que, ao contrário do que se chegou a temer, a segurança e a integridade dos sites da Transparência e Integridade e do projeto Sistema Nacional de Integridade não foram nunca violadas e que a situação está plenamente resolvida. A navegação está reposta e é segura.

Estamos imensamente gratos aos muitos associados e apoiantes da TIAC que nos fizeram chegar mensagens de alerta e de solidariedade durante este incidente. Interpretamos esses gestos como manifestações de apoio ao trabalho da Transparência e Integridade, e como votos de que o combate pela transparência e a mobilização dos cidadãos contra a corrupção não esmoreça.

Acreditem que continuaremos a trabalhar, com a mesma energia de sempre, para dar força a esta causa.

Lisboa, 19 de julho de 2012

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>