A integridade ensina-se?

A Escola de Verão sobre Integridade, organizada pela Transparency International na Lituânia, chamou a atenção do longínquo Times of India. A corrupção tem sido um tema muito presente no debate público indiano, com ativistas e cidadãos a fazer cada vez mais frente aos abusos dos políticos, quer a nível regional quer a nível nacional. É por isso justificado o interesse do jornal nas iniciativas de formação de novos líderes e ativistas na luta contra a corrupção.

“Percebemos há muito que não basta fazer lobbying junto dos governos. A pressão pública é fundamental para controlar os políticos”, explicou Miklos Marschall, da Transparency International, ao Times of India. “Os jovens deram muito do desejado impulso aos recentes protestos anti-corrupção em todo o mundo, incluindo na Índia. Este curso oferece a esses jovens algum rumo e aconselhamento”.

A Escola de Verão da TI decorre de 9 a 14 de julho em Vilnius, na Lituânia e as candidaturas devem ser feitas até ao próximo dia 7 de maio. A iniciativa da TI Lituânia reflete a importância de travar a cultura da impunidade e da corrupção, dando forças aos jovens ativistas que lutam por um mundo mais limpo, mais equilibrado e mais justo.

Em Portugal, a TIAC está a preparar a sua própria Escola de Verão, que terá lugar de 3 a 8 de setembro, no âmbito do projeto Sistema Nacional de Integridade. O objetivo é lançar luz sobre o tema opaco da corrupção e dar a conhecer as melhores formas de prevenir e combater o crime.

A nossa Escola de Verão faz parte do trabalho de ativismo que faremos ao longo de 2012 para reforçar os meios de combate à corrupção em Portugal. É uma iniciativa que surge na sequência do projeto Sistema Nacional de Integridade — um levantamento completo das fragilidades do país nesta matéria — , cujo relatório final é apresentado já na próxima segunda-feira, a partir das 14h30, no Instituto de Ciências Sociais, em Lisboa. Apareçam!

2 comentários a A integridade ensina-se?

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>