Sinergias

coluna do Público de 29 de Novembro


Por falar em “junk food” televisual: o leitor João Cerca, de Coimbra, enviou-me um e-mail simultaneamente perplexo e indignado a propósito da última emissão do Fama Show da SIC:
“Do que vi, percebi que todo o programa foi inteiramente dedicado ao lançamento de uma compilação musical com o mesmo nome, com a respectiva festa. Um sem número de pessoas da estação, e do dito Jet-Set, enfiadas numa qualquer discoteca a “celebrar” o CD de 5 carinhas larocas. Sim, porque não se trata de mais nada senão isso! Será nisto o que pensam os directores de programas para alegrar os portugueses e assim tirá-los da crise? Será que quem faz as grelhas de programação não pára um bocadinho para pensar que não é isto que as pessoas precisam?”

É o que dá esta coisa da “sinergia”: torna-se um programa de televisão num imenso anúncio a um disco que traz o nome do programa de televisão para se fazer uma festa de televisão em que as pessoas vão para serem vistas e aparecerem na televisão e o disco dá origem a outro programa de televisão. Assim como assim, podiam pôr a menção “PUB” no canto superior direito e a coisa era mais honesta.

2 comentários a Sinergias

  1. Já reparou que o programa Fama Show está mais pequeno do que nas primeiras emissões, mal chega aos 30m, e dizem eles que o programa é um sucesso eheh(eu sei que é para conseguirem passar 3 filmes durante a tarde mas mesmo assim estão a pagar aquela enorme quantidade de apresentadoras que se degladiam para ver qual delas diz mais frases durante o programa). Promover programas do canal tudo, bem agora passar o programa todo nisso acho péssimo e é um desrespeito para quem está a ver(1000 vezes melhor o Só Visto).

  2. Já agora tambem não vejo qualquer sentido ao programa dos Sábados na Sic Episódio Especial, não era melhor para o público juntar tudo num como faz o Só Visto para mim é ridiculo ter 2 programas identicos.